Saúde intensifica ações do Outubro Rosa em Canavieiras

Mutirões para atender a população feminina da cidade
Ascom/Wagnevilton Ferreira

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Saúde, aderiu à Campanha Outubro Rosa, que teve início nesta quinta-feira (1º) em todo o país. O objetivo é sensibilizar a população para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e a importância do diagnóstico precoce, através de atividades alusivas ao tema que serão realizadas nas unidades de saúde, a exemplo de atividades educativas e intensificação dos exames preventivos.

Informa a secretária da Saúde, Roberta Barros, que haverá programação durante todo o mês para lembrar a importância da prevenção na luta contra o câncer de mama. “As ações preventivas para o público feminino acontecem continuamente na Atenção Básica, mas serão intensificadas durante todo o mês nas unidades de saúde”, explicou.

Para Roberta Barros, este é um período especial do ano porque em todo o mundo os profissionais da área falam da importância da prevenção ao câncer de mama, mas o cuidado deve seguir continuamente. “Infelizmente, muitas mulheres só procuram os serviços durante a campanha, mas precisam cuidar de sua saúde de forma integral durante todo o ano. É importante que as mulheres que já fizeram a mamografia, incentivem as outras mulheres a também fazerem o exame”, afirmou Roberta.

No dia 16 de outubro será realizado um mutirão no Centro Médico, localizado ao lado do Hospital Régis Pacheco. A programação prevê atividades educativas, de lazer e atendimentos de saúde especialmente dedicados às mulheres. “Será feito a realização de exames ginecológicos preventivos, testes rápidos para diagnóstico de sífilis, atividades educativas e recreativas, além de oficinas de beleza”, disse Roberta.

O Movimento Outubro Rosa foi criado para conscientizar o público em geral, e principalmente as mulheres, dos fatores de risco, dos fatores de proteção e das medidas de detecção precoce relacionadas ao câncer de mama. Este ano, a campanha do Instituto Nacional do Câncer (Inca) tem como objetivo fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento de câncer de mama preconizadas pelo Ministério da Saúde, desmistificando crenças em relação à doença e às formas de redução de risco e de detecção precoce.

Dia Nacional de Combate à Sífilis - No dia 18 de outubro, Dia Nacional de Combate à Sífilis, o Centro Integrado de Saúde Sexual (CISS ) estará engajado em sensibilizar os setores da saúde a juntarem-se em uma grande mobilização pela ampliação do acesso ao diagnóstico no seu âmbito de atuação, à prevenção e tratamento de qualidade, iniciando um trabalho para combater a a sífilis congênita na região.

 

O público-alvo do projeto são os profissionais da saúde que trabalham na Assistência Social e a população geral do município. Entre as ações a serem realizadas, estão a oferta de teste rápido de sífilis para população em geral nas unidades básicas de saúde; atualização/capacitação para os profissionais de saúde para maior qualidade da assistência ao portador da Sífilis.